Notícias

Mais de 450 crianças participam do Programa Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola, em Londrina


MAIS DE 450 CRIANÇAS PARTICIPAM DO PROGRAMA JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA, EM LONDRINA

Projeto leva conceitos básicos de Justiça para alunos do 5º ano de escolas públicas 

Entre os dias 2 e 13 de setembro, aconteceu a maior mobilização já realizada do projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola” na comarca de Londrina. Ao todo, participaram desta edição 452 crianças de oito escolas municipais da cidade.  

Houve a mobilização de 18 grupos de autoridades, cada qual formado por um juiz(a) de Direito, um promotor(a) de justiça e um advogado(a) e/ou procurador(a) federal. Os alunos receberam visitas das autoridades em suas escolas e participaram de palestras com noções básicas de cidadania e funcionamento dos Três Poderes.  

Posteriormente, foram recebidos no Fórum Criminal da comarca pelos magistrados, que esclareceram dúvidas sobre o Direito e a rotina forense, culminando com a realização de júris simulados. No final do mês de setembro, serão encaminhadas ao Fórum as melhores redações de cada turma para recebimento de certificados e da premiação.

Segundo a juíza da 2ª Vara de Família, Sucessões e Acidentes do Trabalho de Londrina, Isabele Papafanurakis Ferreira Noronha, a realização do projeto é uma experiência enriquecedora, tanto para os juízes e demais autoridades quanto para as crianças.  

“É uma oportunidade ímpar de plantarmos boas sementes no coração dos alunos. Trabalhamos a importância do estudo para o futuro, explicamos o papel de cada um dos Poderes de nossa nação e, por fim, realizamos a necessária aproximação entre o Judiciário e a sociedade. O brilho nos olhos dos alunos e o interesse sobre o papel do juiz é fascinante, pois também renova em nós os princípios e sonhos que nos levaram a lutar pela conquista da aprovação em um cargo tão nobre a toda a sociedade”, contou a juíza.

O projeto contou com a participação dos seguintes magistrados: Ana Maria Ortega Macedo; Camila Tereza Gutzlaff Cardoso; Fabiana Leonel Ayres Bressan; Fabiana Matie Sato; Gustavo Piccinini; Isabele Papafanurakis Ferreira Noronha; Leonardo Delfino Cesar; Luciano Souza Gomes; Marcos Caires Luz; Marcus Renato Nogueira Garcia; Mauro Henrique Veltrini Ticcianelli; Osvaldo Taque e Thais Macorin Carramaschi de Martin.