Notícias

TJPR conquista 1º lugar geral no IgovTIC-JUD-2024


TJPR CONQUISTA 1º LUGAR GERAL NO IGOVTIC-JUD-2024

Índice destaca a maturidade do Poder Judiciário na área da tecnologia da informação e comunicação (TIC)  

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) conquistou o 1º lugar geral entre todos os órgãos do Judiciário brasileiro no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (IgovTIC-JUD), edição 2024.  

Elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o índice avalia a maturidade na área da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e também a interação entre as TICs e a área de negócios das instituições do Poder Judiciário. O TJPR teve um resultado de 99,28 e foi classificado com nível de maturidade excelente.

“O índice mede se o tribunal tem maturidade e profissionalismo para tratar com as demandas que chegam até a TI. Se estamos seguindo os processos, se eles estão aderentes às melhores práticas do mercado e se estamos utilizando aquilo que há de melhor na área de gestão. É realmente um índice que mede a qualidade das TIs dos estados”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação, Rafael Coninck Teigão.

Desde o ano de 2020, o TJPR subiu 81 posições no ranking e apresentou um aumento de mais de 35 pontos em sua avaliação, passando a liderar entre os 92 órgãos avaliados. No relatório, a Corte paranaense obteve pontuações de destaque nos diversos segmentos, como 100 em governança e gestão de TIC e 98,07 em gerenciamento de serviços TIC. 

No atendimento e suporte ao usuário, o TJPR teve índice 90 contra 79,12 da média nacional. Nas estruturas organizacionais e macroprocessos, o TJPR também tem índice 90 contra 84,56 da média nacional. Em gestão de pessoas, o índice também foi de 90 contra a média de 60,92 no país. Em políticas e planejamento, novamente índice 90 contra 76,52 da média dos órgãos do Poder Judiciário brasileiro.  

Já em riscos, segurança da informação e proteção de dados também, o TJPR recebeu índice 90 contra os 82,56 da média nacional. Em sistemas de informação, mantém o resultado 90 contra 85,46 do restante do país. Em transformação digital, o resultado do TJPR foi de 90 contra 79,42 da média nacional e, por fim, em infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem, o tribunal paranaense exibe índice de 84,21 contra a média nacional de 74,96.    

“A posição que atingimos neste ano, o primeiro lugar, consolida a nossa posição como líderes na área de tecnologia da informação do Judiciário. Realmente é um reconhecimento por tudo aquilo que nós temos desenvolvido”, ressaltou o secretário.  

Acesse o resultado geral do IgovTIC-JUD.