CEVID convida para a 2ª Caminhada do Meio-Dia, que ocorrerá no dia 22 de julho (segunda-feira), marcando o Dia de Combate ao Feminicídio no Paraná.

No dia 11 de julho de 2024, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, representada pela Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, reuniu-se com a Deputada Federal Leandre Dal Ponte, Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. O encontro teve como pauta a 2ª Caminhada do Meio-Dia, que será realizada no dia 22 de julho, como parte da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, promovida pelo Governo do Estado. A caminhada será realizada na capital e, simultaneamente, em outras cidades do Estado.

A relevância da participação de toda a comunidade, especialmente dos magistrados, foi destacada, pois tal engajamento confere visibilidade à causa e promove uma maior conscientização social acerca da violência doméstica e do feminicídio. Dados nacionais do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que, em 2023, 18,6 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência ou agressão. Os três maiores índices são: ofensas verbais, que correspondem a 23,1%; perseguição, com 13,5%; e agressão física, com 11,6%. Esses números indicam que, no Brasil, 14 mulheres são agredidas por minuto.

No tocante aos índices de feminicídio, uma estatística de extrema relevância que evidencia a face mais cruel da violência doméstica, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 aponta um aumento de 6,1% em relação a 2021, resultando em 1.437 mulheres assassinadas.

Diante deste cenário nacional e regional de violência contra a mulher, é imperativo prestigiar o evento Caminhada do Meio-Dia como uma forma de reforçar a importância da prevenção e da politização de campanhas, ações e eventos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher. A participação ativa da sociedade e das autoridades é crucial para a implementação de medidas eficazes de combate a essa problemática social.

A 2ª Caminhada do Meio-Dia já conta com o apoio de outras secretarias estaduais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de clubes de serviço, de entidades da sociedade civil, como o Conselho Estadual da Mulher e igualmente do Tribunal de Justiça do Paraná. No município de Curitiba, os interessados sairão da Praça Santos Andrade em direção à Boca Maldita. O ponto de encontro será na praça, às 11h30.

Contém informações da Agência Estadual de Notícias.