CEVID lança seu 18º Boletim Informativo, que traz as ações mais marcantes da Coordenadoria nos meses de abril a junho de 2024.

Já está disponível o Boletim Informativo n° 18 da CEVID/TJPR, correspondendo à segunda edição de 2024. Esta publicação abrange o período de abril a junho e destaca as principais ações estaduais e nacionais de enfrentamento à violência contra a mulher, lideradas ou com a participação da Coordenadoria.

Entre as ações promovidas, destaca-se a realização do III Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizado de 19 a 21 de junho. O evento reuniu autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de representantes de entidades que protegem os direitos das mulheres e combatem a violência doméstica. O tema deste ano foi “Pluralidades: As Diversas Facetas no Enfrentamento da Violência Doméstica”, contando com a participação e falas de representantes de grupos que lutam pelos direitos de mulheres indígenas, negras, quilombolas, LGBTQIAPN+, mulheres com deficiência e ciganas. Durante o Fórum, também foi lançada a 7ª edição da Revista Eletrônica da CEVID.

A Coordenadoria realizou ainda diversas mobilizações, como a divulgação do Programa CEVID ORIENTA, regulamentado pelo Decreto Judiciário 335/2024, que visa acolher magistradas, servidoras e colaboradoras do TJPR. Outro destaque foi a cerimônia de entrega de doações de produtos de higiene pessoal à ONG Elos Invisíveis, destinados a comunidades em situação de vulnerabilidade social em Curitiba e região. Os itens foram arrecadados em março e abril, na sede do TJPR e nos Fóruns de Curitiba e Região Metropolitana, como parte da Campanha Em Prol Da Saúde Da Mulher, promovida pela CEVID.

Somado a isso, a CEVID participou das seguintes iniciativas, entre outras: 1º e 2º Encontros da 2ª Edição da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, ação coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), tendo como objetivo auxiliar na estruturação das Prefeituras para implementação de políticas públicas voltadas às mulheres; III Seminário de Violência Política de Gênero, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a OAB-PR; 1º encontro do Observatório da Violência contra as Mulheres Indígenas no Estado do Paraná, lançado pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PR) por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulheres (NUDEM).

Por meio dessas ações, demonstra-se o compromisso do TJPR e da CEVID em promover o acesso à Justiça e assegurar um atendimento integral e especializado em casos de violência doméstica. Através da atuação em diversas frentes — preventiva, assistencial e jurisdicional — e da cooperação com outros órgãos da rede de atendimento, buscam reduzir os índices de crimes de violência doméstica em todo o Estado do Paraná.

Acesse o conteúdo do Boletim Informativo nº 18, bem como o dos demais boletins, clicando aqui!