Cursos Ofertados Cursos Ofertados

Voltar

Curso ‘Formação de Técnico(a) Cumpridor(a) de Mandados’

Estão abertas as inscrições para o curso ‘Formação de Técnico(a) Cumpridor(a) de Mandados’, que  acontecerá entre os dias 03 de agosto e 26 de setembro de 2022, no Ambiente Virtual da EJUD-PR.

O curso é destinado a Técnicos Judiciários do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, com prioridade de inscrição àqueles já designados para atuar na função, cuja comprovação dar-se-á mediante juntada no formulário de inscrição da Portaria de designação para o exercício das atividades de cumpridor de mandados e observado o disposto no art. 29 do Decreto Judiciário n.º 812, de 18 de outubro de 2010 e Art. 7º do Decreto Judiciário n.º 318/2021.

Número de vagas: até 160 (cento e sessenta), divididas em até 4 (quatro) turmas.

Objetivo do curso: Desenvolver as competências e habilidades necessárias para o desempenho das atividades relativas ao cumprimento de mandados judiciais no âmbito do Tribunal de Justiça, na forma prevista na legislação.

Proposta Metodológica: A organização das estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação assim como a definição dos conteúdos seguem as diretrizes e a proposta pedagógica da EJUD-PR, que visam desenvolver conhecimentos específicos e competências profissionais, estimulando o pensamento crítico e a reflexão sobre as possibilidades de incorporar novas práticas, de modo a promover a prestação dos serviços judiciários com qualidade e eficiência. A interação entre os alunos e alunas com os tutores, assim como entre os alunos e alunas foi planejada com o intuito de favorecer o diálogo e o compartilhamento de experiências. Essas interações podem ocorrer de forma assíncrona, em fóruns e mensagens, ou síncrona, por meio do chat. Para tanto, o curso foi planejado na modalidade a distância e as atividades previstas serão acessadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA da EJUD-PR, na plataforma Moodle. Haverá um momento inicial de ambientação, seguido por seis unidades organizadas com atividades assíncronas, com acompanhamento de tutores EaD, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Ementa: Introdução ao trabalho do Técnico Cumpridor de Mandados; Habilidades Sociais no Trabalho do Técnico Cumpridor de Mandados; Procedimentos e Práticas aplicáveis; Planejamento da diligência; Redação de certidões.

Certificação: ao final do curso, os cursistas com participação em, no mínimo, 75% das atividades e que tenham realizado as atividades avaliativas propostas no curso com aproveitamento igual ou superior a 75%, ou seja, alcançando a pontuação total de, no mínimo, 75 (setenta e cinco) pontos, serão considerados aptos à obtenção do certificado de conclusão do curso, com a carga horária de 40 horas-aula.

O período de inscrição é de 15 a 22/07, que deve ser feita a partir do link: https://portal.tjpr.jus.br/portletforms/frm.do?idFormulario=5770

A programação do curso encontra-se detalhada abaixo:

Unidade Carga-horária Período
Ambientação 1 hora-aula 03 a 08 de agosto
Unidade I -  Introdução ao trabalho do Técnico Cumpridor de Mandados 7 horas-aula 09 a 15 de agosto
Unidade II - Habilidades Sociais no Trabalho do Técnico Cumpridor de Mandados 6 horas-aula 16 a 22 de agosto
Unidade III - Procedimento e Práticas aplicáveis aos Atos de Comunicação Processual 6 horas-aula 23 a 29 de agosto
Unidade IV- Práticas aplicáveis aos Procedimentos Específicos 6 horas-aula 30 de agosto a 05 de setembro
Unidade V- Sistemas Informatizados no cumprimento de mandados 6 horas-aula 06 a 12 de setembro
Unidade VI- Redação de Certidão 8 horas-aula 13 a 19 de setembro

Finalização das correções das atividades pelos tutores e envio da lista de aprovados à EJUD-PR para certificação

  20 a 26 de setembro
Certificação   A partir de 03 de outubro
Total 40 horas-aula