CONSIJ/CIJ promove a VII Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário
Dentre as ações estão: O V Encontro e IV Reunião do Fórum de Magistrados da Infância e da Juventudes do Paraná, a apresentação cultural e o Rolezinho Cívico
Em conformidade com a programação da VII Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário, foram realizadas diversas ações, as quais apresentamos abaixo:
V Encontro e IV Reunião do Fórum de Magistrados da Infância e da Juventudes do Paraná
O Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ) e a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), em ação conjunta com a Escola Judicial do Paraná (EJUD), promoveram, entre os dias 5 e 7 de outubro, o V Encontro e a IV Reunião do Fórum Estadual de Magistrados e Magistradas da Infância e Juventude do Paraná. O evento foi realizado na sede da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), em Guaratuba, no Litoral do estado paranaense.
O encontro tem como objetivo o fortalecimento dos/as magistrados/as da infância e da juventude, através da união e a partir do debate entre eles/as sobre variados assuntos, buscando com a troca de experiências, a uniformização e aprimoramento de entendimentos, com elaboração e votação de enunciados a respeito dos assuntos debatidos, seja no universo prático. Dentro dessa perspectiva, a programação do evento contou com períodos para formação de grupos e realização de debates.
A cerimônia é uma parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), com a Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR), com o Fórum Estadual de Juízes da Infância e Juventude (Foeji) e com o apoio da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e Juventude. O evento contou com 40 magistradas, magistrados, como também desembargadores e desembargadoras. Além disso, durante a reunião do Foeji, uma nova diretoria foi eleita. O juiz Rodrigo Rodrigues Dias deu lugar à juíza Franciele Estela Vairich na presidência do Fórum.
Apresentação Cultural
No dia 09 de novembro, a Esplanada do prédio anexo ao Palácio da Justiça recebeu 24 crianças do Projeto Nova Terra, que realizaram uma apresentação cultural do coral. O grupo também teve um contato com o presidente do CONSIJ, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, que explicou sobre o Poder Judiciário e a importância do trabalho da magistratura na Infância e Juventude.
Em parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) com a Fundação Cultural, alguns artistas do Grupo Tupi Pererê compareceram ao evento e interagiram com as crianças. Após a apresentação, foi realizado um café e houve a entrega dos presentes recolhidos durante a ação social “Árvore da Alegria”, realizada pelo CONSIJ e pela Comissão Socioesportiva Cultural (COSEC).
Para finalizar, as crianças participaram de várias atividades recreativas, produzidas pela equipe da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), coordenada pela Desembargadora Ana Lúcia Lourenço.
Rolezinho Cívico
Na quarta-feira, dia 11 de novembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu a visita de 22 adolescentes para o Rolê Cultural. Eles conversaram com o Juiz de Direito Dr. Fábio Ribeiro Brandão e puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário.
Ao final, foi realizado um café, em parceria com a Comissão Socioesportiva Cultural (COSEC), e os adolescentes receberam alguns doces, disponibilizados pela 2ª Vice-Presidência.