Notícias

Reunião no TJPR trata da Justiça 4.0 e implementação da Plataforma Digital do Poder Judiciário


REUNIÃO NO TJPR TRATA DA JUSTIÇA 4.0 E IMPLEMENTAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL DO PODER JUDICIÁRIO

Ação pretende impulsionar a transformação digital do Poder Judiciário em todo o país para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu na terça-feira (02/07) representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para uma reunião de monitoramento do programa Justiça 4.0 e da implantação da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e do Codex. O encontro reuniu magistrados, secretários, coordenadores e servidores do Poder Judiciário estadual.  

“Os esforços do CNJ buscam aumentar a eficiência do Sistema de Justiça Digital. Para tanto, é imprescindível concluir a integração dos tribunais brasileiros à Plataforma Digital do Poder Judiciário e ao Codex. Essa colaboração é muito importante, pois permitirá a interação entre os sistemas e o uso de ferramentas nacionais que vão permitir tornar a Justiça mais ágil e eficiente”, afirmou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, por meio de um vídeo institucional.  

As visitas aos tribunais brasileiros são realizadas desde outubro de 2023 com o objetivo de acompanhar a implementação do programa Justiça 4.0, da PDPJ e do Codex. “Não poderíamos deixar de vir ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para dar um panorama geral de como está a integração dos sistemas no país e salientar um ponto ou outro para que, em dezembro, possamos lançar a plataforma integrada a todos os tribunais”, destacou o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Alexandre Libonati. 

O presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, também falou sobre a importância da participação dos tribunais: “Nós aqui do estado do Paraná temos um compromisso muito sério com o programa Justiça 4.0, fundamentalmente porquanto ele representa em termos de gestão judiciária de processos. A agilidade que ele nos permite é extraordinária. Nós temos que estar conectados com o que tem de mais interessante e mais moderno em termos de prestação jurisdicional”, afirmou.

Justiça 4.0

O Programa Justiça 4.0 disponibiliza novas tecnologias e inteligência artificial, impulsionando a transformação digital do Poder Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. A iniciativa promove soluções digitais colaborativas e otimiza o trabalho dos magistrados, servidores e advogados, garantindo mais produtividade, celeridade, governança e transparência dos processos.

Entre as ferramentas, está a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro -PDPJ-Br, que tem como principal escopo incentivar o desenvolvimento colaborativo entre os tribunais, preservando os sistemas públicos em produção, mas consolidando pragmaticamente a política para a gestão e expansão do Processo Judicial Eletrônico – PJe.

O principal objetivo deste normativo é modernizar a plataforma do Processo Judicial Eletrônico e transformá-la em um sistema multisserviço que permita aos tribunais fazer adequações conforme suas necessidades e que garanta, ao mesmo tempo, a unificação do trâmite processual no país. A plataforma permitirá o oferecimento de multisserviços e com possibilidade de ser adaptada conforme necessidades e demandas específicas.