Medalha Coronel Sarmento é concedida a magistrados do TJPR
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Medalha Coronel Sarmento é concedida a magistrados do TJPR

Medalha Coronel Sarmento é concedida a magistrados do TJPR
Homenagem é um reconhecimento pelo trabalho realizado por personalidades paranaenses que contribuíram para a causa pública
Qui, 17 mai 2018 17:56:12 +0000
Magistrados do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) foram agraciados nesta quinta-feira (17/5) com a Medalha Coronel Sarmento, maior honraria concedida pela Polícia Militar do Paraná (PMPR). A cerimônia foi realizada na Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, e contou com a presença de autoridades civis e militares.
Receberam a medalha o Desembargador Mário Luiz Ramidoff e os Juízes de Direito Fábio André Santos Muniz, Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, Naor Ribeiro de Macedo Neto e Benjamim Acácio de Moura e Costa. Também estavam presentes a 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lídia Maejima; o Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Desembargador Gilberto Ferreira; os Desembargadores Antonio Loyola Vieira e Jorge Wagih Massad; o Desembargador Aposentado Celso Rottoli de Macedo; e o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Juiz de Direito Geraldo Dutra de Andrade Neto.
A cerimônia é realizada anualmente em homenagem ao Coronel Sarmento, Patrono da Polícia Militar do Paraná. A medalha é conferida a personalidades da sociedade civil e militares que ao longo de suas carreiras se destacaram de forma notória no desenvolvimento de suas atividades em favor da causa pública.
Coronel Sarmento
O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.
Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.
Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.
Presenças
Além dos Magistrados do TJPR, estiveram presentes no evento o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; a secretária estadual de Educação, Lúcia Cortez; o secretário estadual de Segurança Pública, Júlio Reis; o General de Divisão Lourival Carvalho Silva; a Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o Juiz Federal Marcos Josegrei da Silva; o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Roberto Luiz Ferreira Miranda; o Deputado Estadual Delegado Rubens Recalcati; o Delegado-Geral da Polícia Civil do Paraná Naylor Gustavo Robert de Lima, entre outras autoridades civis e militares.
Com informações da assessoria de imprensa da Polícia Militar do Paraná.