Ações do Paraná Lilás e Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola premiaram alunos de escolas municipais 

TJPR lança formulário virtual para acesso aos Juizados Especiais

Legenda

TJPR LANÇA FORMULÁRIO VIRTUAL PARA ACESSO AOS JUIZADOS ESPECIAIS

Ferrramenta permite à população entrar com uma ação nos juizados sem sair de casa 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) lançou na quinta-feira (27/6) um formulário virtual para acesso aos Juizados Especiais. A ferramenta permite à população entrar com uma ação nos juizados sem sair de casa. 
 
O novo formulário foi adaptado a uma linguagem acessível e pode ser encontrado no próprio site do TJPR. O objetivo é disponibilizar aos cidadãos um recurso simples que permita o acesso aos Juizados Especiais de forma online e descomplicada 
 
“Os juizados estão se adaptando às novas tecnologias. Teremos muita satisfação de ver o povo ter a prestação jurisdicional muito próxima. Essa ferramenta só tem a dar certo”, valorizou o 2º vice-presidente em exercício do TJPR, desembargador Telmo Cherem. “O formulário de peticionamento oferece ao cidadão as informações necessárias à apresentação do seu pedido, indica o que o juiz precisa saber e lhe garante um protocolo, ou seja, a certeza de que esse expediente chegou ao outro lado”, explica o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência Lucas Cavalcanti da Silva. 
 
Assista aqui ao vídeo com mais detalhes de como acessar o formulário virtual. 

O formulário virtual, regulado pela Portaria nº 4622/2024 do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, pode ser utilizado para as ações cujo valor da causa não ultrapasse 20 salários-mínimos, sem a necessidade de acompanhamento por um advogado. A partir desse valor, é obrigatória a presença do profissional para fazer valer o seu direito. 

“Eficiência, parceria e foco no usuário: essas são as três premissas que levaram à elaboração da ferramenta e que resultou em algo excepcional. É algo importante, sobretudo para aquela parcela da população que vê nos juizados a possibilidade de ajuizar sua demanda, principalmente aqueles que não têm a possibilidade de contratar advogados ou advogadas”, afirmou o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Gustavo Hoffmann. 

A proposta atende ao inciso III do art. 5º da Resolução nº 359/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É um avanço tecnológico que melhora o fluxo de trabalho, encaminhando as petições para o juizado competente. Além disso, a forma virtual e a linguagem simples melhoram a comunicação com a sociedade e garantem acesso ao Poder Judiciário. 
 
O juiz Lucas Cavalcanti da Silva ressaltou que um time de servidores foi ouvido para a concepção, formulação e execução da nova plataforma. “A comunicação é um ato bilateral. Tem o lado que fala e o lado que escuta, aquele que recebe a informação. Tivemos essa preocupação de garantir uma ferramenta que garanta qualidade aos servidores do juizado no recebimento e processamento dessas informações. O formulário vai facilitar muito também o trabalho dos servidores do Poder Judiciário”, disse.  
 
Semana Nacional dos Juizados Especiais 
 
O formulário foi apresentado durante a Semana Nacional dos Juizados Especiais, instituída pelo CNJ com o objetivo de valorizar, dar visibilidade e aprimorar os Juizados Especiais. 
 
O evento será encerrado no dia 28 de junho com palestras de Gustavo Osna (UFPR), Jordão Violin (PUC-PR) e Jurema Carolina da Silveira Gomes (Enfam) para apresentar os resultados dos estudos relacionados à proposta de Resolução que aborda coletivização do julgamento de casos repetitivos no âmbito dos juizados.