Notícias

Cevid participa de ações para promover o enfrentamento à violência doméstica


CEVID PARTICIPA DE AÇÕES PARA PROMOVER O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Encontros discutiram impactos sociais e psicológicos da violência e a capacitação de magistrados e servidores 

Na última semana, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), participou de encontros para discutir e propor soluções à violência contra a mulher. As agendas tiveram a participação da coordenadora estadual da Cevid, desembargadora Ana Lúcia Lourenço. 

No dia 09 de julho, houve a presença na primeira etapa do Encontro sobre Enfrentamento à Violência Doméstica. O evento, realizado no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, abordou os impactos sociais e psicológicos e o ciclo da violência. O ato reuniu diversas autoridades, magistrados e magistradas. 

A coordenadora da Cevid destacou o papel da coordenadoria na tarefa de capacitação de magistrados e servidores, de modo a evitar a revitimização da mulher. A psicóloga da Cevid, Ceciana Ames Schallenberger, apresentou o Laboratório de Práticas Interdisciplinares em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres (Interlabvd), cujo objetivo é oferecer atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e suporte aos demais órgãos do Judiciário. 

2ª Caminhada do Meio-Dia 

No dia 11 de julho, a coordenadora da Cevid esteve reunida com a deputada federal Leandre Dal Ponte, secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. O encontro teve como pauta a 2ª Caminhada do Meio-Dia, que será realizada no dia 22 de julho, como parte da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, promovida pelo Governo do Estado. A caminhada será realizada na capital e, simultaneamente, em outras cidades do Estado.   

O encontro destacou a relevância da participação de toda a comunidade, especialmente das magistradas e magistrados. A ação conta com o apoio de secretarias da administração do Governo do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de clubes de serviço, de entidades da sociedade civil, como o Conselho Estadual da Mulher e, igualmente, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. 

Em Curitiba, a concentração para a caminhada ocorrerá na Praça Santos Andrade, a partir das 11h30, e seguirá em direção à Boca Maldita. 

Descrição da imagem de capa: Reunião com a secretária e Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, deputada federal Leandre Dal Ponte.