Apresentação

INDEXADORES:

 

             

                                       

                                                    

 

 

 

 

                        

 

A Revista Gralha Azul é uma publicação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, e tem por finalidade divulgar textos originais de interesse das áreas de Direito, Justiça e Sociedade. Tendo sua periodicidade BIMESTRAL, de acesso aberto e submissão contínua, a Revista acolhe artigos, relatos de experiências, textos de opinião, resenha de obras e revisão de literatura de pesquisadores ou grupo de pesquisadores, Magistrados e Servidores do Poder Judiciário Paranaense.

Atualmente está credenciada por 12 (doze) indexadores, entre eles a Biblioteca Digital Jurídica - BDJUR -  é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diveros conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e Repositório Institucional. Desde janeiro do ano de 2023 todos as publicações contam com registro DOI, e desde o mês de maio de 2023 todos os trabalhos publicados na Revista estão disponíveis na plataforma Jusbrasil. Em janeiro de 2024 a Revista passou a contar com o credenciamento da plataforma Crossref e Acesso Acadêmico. Atualmente está em fase de adequação para atender aos critérios avaliativos do Qualis Periódicos.

 

 

TIPOS DE CONTRIBUIÇÃO

  • Artigos Científicos: O artigo científico é elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa, tendo como propósitos, quase sempre, os de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir ou eventualmente recomendar. É intrinsecamente técnico, podendo envolver fórmulas, gráficos, citações e notas, anexos, adendos e referências. A opinião do autor é velada e tem a aparência imparcial e distante, não deixando transparecer tão claramente as crenças e as preferências do pesquisador. Os dados coletados são geralmente experimentais, mensuráveis objetivamente; mesmos os mais intuitivos ou hipotéticos sempre imprimem um certo pendor científico, e quase sempre são formados a partir de uma metodologia própria para aquele fim.
  • Relatos de experiências: O relato de experiência é resultante da observação de caso específico ou vivenciado pelo autor ou autores, apresentando conclusões com características peculiares que contribuem para a literatura da área. A estrutura do artigo é semelhante ao Artigo Científico de resultado de pesquisa, sem apresentar metodologia por amostragem.
  • Textos de opinião: O texto de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
  • Revisão de literatura: A revisão de literatura que tem como objetivo resumir toda a informação existente sobre um fenômeno de maneira imparcial e completa. Deve seguir o plano definido no protocolo da revisão que, dentre outras coisas, estabelece uma sequência bem definida de passos. Devido a meticulosidade, uma das vantagens da revisão de literatura é permitir que outros pesquisadores façam futuras atualizações da revisão, caso sigam o mesmo conjunto de passos estabelecidos no protocolo.
  • Resenha crítica de livro: A resenha crítica é forma de crítica literária em que se analisa, descreve e interpreta uma obra de forma detalhada, permitindo a reflexão e análise de um conteúdo simplificado. Diferentemente do resumo, na resenha, o resenhista deverá adotar postura ativa exercendo juízo de valor acerca da obra analisada. Sua estrutura deverá conter a identificação da obra; indicação da qualificação do autor; quadro de referências utilizado pelo autor na elaboração da obra; pressupostos e resumo da obra; críticas e comentários.

 

AUTORIA E DIREITOS

Os autores, que submeterem seus textos/trabalhos científicos para a Revista Gralha Azul, ficam cientes de que:

  1. Seus textos/trabalhos científicos ora submetidos para publicação na Revista Gralha Azul não foi e nem está sendo submetido para publicação em nenhuma outra revista científica;
  2. Conteúdo do texto retirados de outras publicações estão devidamente referenciados e, caso necessário, as permissões para publicações desses conteúdos são de responsabilidade dos autores;
  3. O conteúdo, veracidade dos dados e ortografia/gramática dos textos/trabalhos científicos ora submetido é de responsabilidade dos seus autores;
  4. Os autores cedem os direitos de publicação à Revista Gralha Azul.

 

 

A Revista Gralha Azul foi instituida e segue as normas estabelecidas pela Portaria nº 6773/2021 - EJUD/TJPR.

​​​​​​​