Submissão

 

As instruções abaixo são fornecidas de forma a lhe auxiliar na preparação dos trabalhos a serem submetidos à Revista Gralha Azul. Por favor, leia e siga as recomendações apresentadas antes de enviar o seu trabalho. O documento deve estar em arquivo do WORD (.DOC ou .DOCX), e ser enviado por correio eletrônico (gralhaazul@tjpr.jus.br). O seu trabalho será publicado exatamente na formatação como foi enviado, portanto, proceda a devida correção gramatical antes do envio.

A partir da 6ª edição da revista, apenas serão aceitos artigos de autores com o título de doutor ou mestre. Doutorandos, mestrandos, especialistas, graduados e graduandos poderão publicar apenas em coautoria com doutores e mestres.

 

SUBMISSÃO

Somente serão aceitos trabalhos submetidos por meio de termo próprio, que deverá constar em anexo juntamente com o artigo científico submetido para o e-mail da revista.

 

NORMAS PARA PREPARAÇÃO

As instruções abaixo são fornecidas de forma a lhe auxiliar na preparação dos trabalhos científicos a serem submetidos à Revista Gralha Azul. Por favor, leia e siga as recomendações apresentadas antes de enviar o seu trabalho. O documento deverá ser enviado por correio eletrônico. O seu trabalho será publicado exatamente na formatação como foi enviado, portanto proceda a devida correção gramatical antes do envio. O resumo deve ser conciso e não deve ultrapassar

 
METODOLOGIA DOS ARTIGOS
 
1. O trabalho deve ser encaminhado em duas vias, uma na extensão .pdf, outra na extensão .odt ou .doc, de forma editável.
 
2. Na primeira página, antes do início do trabalho, devem constar:
 

a) o título e o subtítulo (se houver), em português, expressando o conteúdo principal do artigo de forma objetiva e clara, em maiúscula e negrito;

b) nome completo do autor, titulação acadêmica, vínculo institucional, atividades exercidas, cidade, país, endereço completo para correspondência (logradouro, número, cidade, país e e-mail), telefone e endereço de e-mail;

c) resumo, em português, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, não se configurando em mera enumeração de tópicos e, ainda, preferencialmente ter de 150 (cento e cinquenta) a 400 (quatrocentas) palavras;

d) 3 (três) palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho que devem estar dispostas logo após o resumo, antecedidas da expressão "palavras-chave", separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto final;

 

3. Os artigos deverão conter:

Título

Nome do autor e sua qualificação titulação acadêmica e profissional com indicação de Lattes, E-mail e número da ORCID. (https://orcid.org/register)

Sumário

Resumo

Palavras-Chave em português

Abstract e kewords

Introdução

Tópicos dos artigos devidamente numerados e organizados de forma destacada, em negrito

Conclusões

Referências

Fontes das figuras

4. Os originais devem conter no mínimo 10 (dez) páginas e não devem exceder 20 (vinte e cinco) páginas. Textos mais extensos do que o padrão serão publicados, a critério da Comissão Editorial, caso seu tamanho seja justificável.

 
5. Na formatação dos originais o tamanho do papel deve ser A4, orientação retrato. Deve ser utilizada a fonte "Times New Roman", tamanho 12, estilo normal, exceto título, que deve ter tamanho 14 e ser negritado; espaçamento 1,5 cm e alinhamento justificado; parágrafos iniciados a 1 ,25cm da margem esquerda; margens, superior e esquerda, de 3cm, inferior e direita, de 2cm.
 
6. As citações diretas e indiretas devem observar as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
7. O uso de "op. cit." "idem" e "ibidem" nas notas bibliográficas deve ser evitado, substituindo-se pelo nome da obra por extenso.
 
8. As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do trabalho, em seção específica de acordo com as normas da ABNT.
 
9. As notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo necessário.
 
10. Diagramas, quadros, tabelas e figuras podem ser colocados no texto, mas devem ser numerados e suas fontes devem ser apresentadas no final do texto, após as referências. Sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo. Deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto.
 
11. Para a diagramação, a Comissão Editorial solicitará o envio dos arquivos das imagens em formato .jpeg com resolução mínima para impressão.
 
12. A numeração do sumário deverá sempre ser feita em arábico.
 
13. Para dar destaque a determinado trecho do texto, deve-se utilizar somente negrito, preterindo-se o itálico e o sublinhado.
 
14. O autor deverá fazer constar, no final do artigo, a data em que foi escrito o trabalho de sua autoria, bem como as seguintes informações:
 

LATTES:

ORCID : https://orcid.org/register

E-MAIL:

WhatsApp:

ORCID é parte integrante da infraestrutura digital mais ampla necessária para que os pesquisadores compartilhem informações em uma escala global. Colocamos o pesquisador no centro de tudo o que fazemos. ORCID – permitir conexões transparentes e confiáveis entre pesquisadores, suas contribuições e afiliações, fornecendo um identificador único e persistente para os indivíduos usarem enquanto se envolvem em atividades de pesquisa, bolsa de estudos e inovação. [1]

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

  • Os trabalhos submetidos à Revista gralha Azul serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas, indicados pelo Editor-Chefe, selecionados, preferencialmente, por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação.
  • Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.
  • Aos pareceristas reserva-se o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como, o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo.
  • Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.
  • Aos pareceristas é dado um prazo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo para revisão, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do conselho editorial, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e impressão da revista.
  • Os pareceristas deverão elaborar parecer referente à reavaliação do texto para o qual sugeriram alterações em parecer anterior.

 


[1] Fonte: https://info.orcid.org/pt/what-is-orcid/