Grupos Reflexivos - CEVID
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Grupos Reflexivos – CEVID - INTERLABVD
A Lei nº 21.926, de 11 de abril de 2024, estabelece princípios norteadores e diretrizes sobre as ações de programas reflexivos para autores de violência doméstica e familiar contra a mulher. Os grupos reflexivos têm como objetivo prevenir e erradicar as condutas de violência na esfera doméstica e familiar, bem como nas relações íntimas de afeto.
São realizados no mínimo 8 encontros semanais, com planejamento prévio que define as técnicas a serem utilizadas no intuito de facilitar os diálogos. As temáticas que abarcam os encontros são voltados à Lei Maria da Penha, Masculinidades, Saúde do Homem, Papéis de Gênero, Comunicação Não Violenta e Autoconhecimento.
Com fundamentação técnica e atuação qualificada do(a) facilitador(a), a reflexão dos participantes viabiliza a reconstrução de conceitos e práticas. A exposição destes temas visa um caráter expositivo, mas, principalmente reflexivo – intencionando o aprofundamento e compreensão das novas compreensões na vida prática.
IMPLEMENTANDO GRUPOS REFLEXIVOS
O planejamento e execução dos grupos reflexivos para homens autores de violência (GHAV) requerem qualidade em sua atuação. Compreendendo a relevância do aperfeiçoamento técnico e profissional, a CEVID disponibiliza este acervo de documentos norteadores para o planejamento e aplicação de grupos reflexivos.
Neste espaço você poderá encontrar os seguintes arquivos:
- MODELO DE DOCUMENTO DE PROJETO e MODELO DE DOCUMENTO DE PROJETO_PARA EDIÇÃO – estes dois documentos apresenta os campos relevantes para a escrita de um projeto de GHAV. O documento com descrição “PARA EDIÇÃO” foi disponibilizado em versão editável, para que o profissional responsável possa inserir as informações do projeto, de acordo com a formatação sugerida.
- MATERIAIS INDICADOS PARA A CRIAÇÃO DE GRUPOS REFLEXIVOS PARA AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR – além da leitura do Projeto GHAV elaborado por esta Coordenadoria, este documento indica materiais principais e complementares para a realização do planejamento de grupos reflexivos.
- MODELO DE DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO – assim que o participante completar a participação em todos os encontros, esse documento será utilizado para certificar o cumprimento integral.
- MODELO DE DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO – caso o homem participante do grupo reflexivo solicite um documento de declaração de comparecimento ao grupo para entregar no seu local de trabalho, ou para outros fins, esse arquivo disponibiliza o modelo a ser utilizado pelo facilitador.
- MODELO DE DECLARAÇÃO DE NÃO COMPARECIMENTO ENTREVISTA INICIAL – no caso de o participante não comparecer a entrevista inicial agendada previamente, o facilitador poderá preencher esse documento declarando a ausência do mesmo nesta etapa.
- MODELO DE DECLARAÇÃO DE NÃO COMPARECIMENTO – caso um participante encaminhado ao grupo reflexivo não tenha comparecido aos encontros, bem como, não cumpriu com esta determinação judicial, o facilitador responsável preencherá este documento com as informações necessárias.
- MODELO DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO PARCIAL AOS ENCONTROS – este documento será utilizado quando o participante não cumpriu integralmente o cronograma do grupo e não apresentou justificativa. O facilitador deverá indicar quantos encontros o participante esteve ausente e em quantos esteve presente.
- MODELO TERMO DE ADESÃO – é recomendado que o facilitador faça a leitura deste termo em conjunto com os participantes, evidenciando os combinados de execução do grupo e abrindo espaços para possíveis dúvidas. Este documento também será utilizado como controle de presença de cada participante. O campo de Notas é opcional e será utilizado pelo facilitador no caso de ausências, atestados, justificativas, reposições, dispensa por uso de substâncias etc.
- ENTREVISTA INICIAL – formulário indicado para aplicação do facilitador na entrevista inicial individual com cada participante, como parte da triagem.
- FORMULÁRIO DO ENTREVISTADOR – este documento ficará de posse apenas do facilitador que aplicou a entrevista inicial, sendo possível este realizar anotações relevantes percebidas e relatadas durante a triagem com o participante.