CEVID realiza reuniões com magistradas e magistrados com competência em violência doméstica e familiar contra a mulher para discutir estratégias de cumprimento da Meta 08 do CNJ.

Nos dias 25 e 26 de agosto de 2025, às 11h, foram realizadas reuniões remotas com magistradas e magistrados atuantes nas unidades judiciárias com competência em matéria de violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de promover o diálogo sobre o cumprimento da Meta 08 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a priorização desses processos pelo Judiciário. As reuniões foram presididas pela Desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari, Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), e também contaram com a participação da Magistrada Taís de Paula Scheer Vice-Coordenadora da CEVID, além dos representantes da Secretaria de Planejamento do TJPR Samuel de Lima Junior e Daniel Pereira Barbosa.


Ao final do mês de julho, a Coordenadoria encaminhou ofícios às unidades envolvidas, convidando os(as) magistrados(as) responsáveis para participarem dos encontros virtuais, que tiveram como foco a discussão de estratégias, desafios enfrentados pelas varas especializadas e sugestões para aprimorar a tramitação dos processos relacionados à violência doméstica. Durante as reuniões, também foram apresentados dados atualizados e discutidos os possíveis fatores que têm impactado o andamento dos julgamentos. Os participantes contribuíram com propostas e compartilharam experiências que podem auxiliar na superação dos obstáculos identificados.


A iniciativa reforça o compromisso do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com a efetividade da prestação jurisdicional e com o alcance das metas estabelecidas pelo CNJ, especialmente no que diz respeito à proteção dos direitos das mulheres em situação de violência.